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O Didaktos

O QUE É O PROJECTO DIDAKTOSONLINE?

O DidaktosOnLine constitui-se num conjunto de mecanismos distribuídos em rede que, por um lado, fomenta a constituição de comunidades de prática profissional docente que se afirma enquanto produtora de conteúdos de aprendizagem "recicláveis" de qualidade e, por outro, potencia as virtualidades das TIC na constituição de comunidades alargadas de aprendizagem pela integração de docentes, alunos e especialistas em actividades distribuídas de construção de conhecimento.



OBJECTIVOS

Compreende os seguintes objectivos:

  1. fomentar a produção de materiais didácticos hipermédia, acrescentando, a este processo, a dimensão colaborativa entre docentes de áreas e interesses comuns;
  2. disponibilizar para acesso universal os materiais didácticos produzidos na plataforma;
  3. fomentar a partilha colaborativa dos materiais entre comunidades de alunos com interesses de aprendizagem comuns;
  4. desenvolver mecanismos de produção de portfólios electrónicos de construção colaborativa de conhecimento entre comunidades de alunos e de docentes;
  5. fomentar o desenvolvimento de comunidades entre docentes, entre alunos e entre docentes e alunos através da disponibilização de materiais produzidos e da promoção do contacto entre os utilizadores da plataforma;
  6. criar condições de formação distribuída a distância nos princípios da TFC, ensino de acesso aleatório e ensino baseado em casos.



UTILIZADORES

Na utilização da plataforma distinguem-se três tipologias de utilizador com privilégios distintos:

  1. Administrador: com acesso universal à plataforma, tem privilégios de criação de novas áreas temáticas, barramento de gestores de conteúdo registados cujas actividades na plataforma ultrapassem as condições de utilização da mesma e gestão de qualquer outra área da plataforma;
  2. Gestor de conteúdos: com privilégios de criação de casos, sequências, gestão de recursos e temas, que requer um registo prévio no sistema;
  3. Utilizador ordinário: utilizador não registado com privilégios de consulta das diferentes áreas públicas da plataforma, nomeadamente casos, sequências especiais, glossário de temas e comunidade.

O papel proposto pela plataforma para os gestores de conteúdos não se esgota no trabalho individual. De facto, e decorrente dos objectivos acima enunciados, procura-se a promoção de comunidades de profissionais com interesses comuns, que poderão, de forma partilhada e colaborativa, desenvolver materiais de qualidade, reutilizáveis e reeditáveis por medida. A construção dos materiais implica a constituição de bibliotecas de recursos que poderão ser tornadas públicas ou restritas à comunidade de docentes que fazem parte do seu "projecto". Tal quer dizer que, do ponto de vista da utilização do DidaktosOnLine, a plataforma permite a constituição de equipas colaborativas, de âmbito restrito ou aberto, cujos privilégios de utilização são configuráveis a qualquer momento por quem assumir a "coordenação" de um dado grupo de utilizadores da ferramenta. Para facilitar a constituição de equipas de trabalho, a plataforma disponibiliza uma área, "comunidade", com a indexação dos gestores de conteúdo pela instituição de ensino a que pertencem. O trabalho de equipa é facilitado através da disponibilização de um serviço de mensagens internas, associado a cada caso, que permite, a cada co-autor, deixar mensagens sobre o progresso do seu trabalho. São, ainda, disponibilizados serviços de comunicação síncronos, nomeadamente chats de texto, que permitem facilitar o trabalho cooperativo síncrono.

A partilha de recursos digitais na plataforma, bem como o seu aproveitamento por parte de uma comunidade alargada também aos alunos, insere-se no objectivo da promoção de actividades de construção colaborativa de conhecimento, pela construção partilhada de portfólios electrónicos com a participação activa dos professores. Os portfólios resultam não apenas dos recursos digitais mas também dos casos produzidos. Estes portfólios assumirão um carácter grupal, quando resultantes do trabalho de equipas, ou individual, pelos projectos de cada utilizador.

Para além da organização de cada caso baseada no autor ou autores, a plataforma sugere uma indexação a nível de aprendizagem, uma catalogação por referência a "domínios-mãe". Sob a designação de "disciplinas", os autores podem catalogar cada caso de acordo com a sua área curricular. Desta forma, procura-se que os utilizadores, nomeadamente os alunos, possam utilizar a plataforma como um instrumento de estudo e aprofundamento dos conhecimentos em áreas específicas.

Importa ainda referir que para o suporte didáctico a comunidades específicas ou dinâmicas de ensino-aprendizagem específicas de micro-comunidades, a plataforma disponibiliza, aos gestores de conteúdo, a possibilidade de criação de casos de acesso condicionado. Para estes casos o gestor define um login e uma password de acesso, dados esses que poderá partilhar com os seus alunos, garantindo, desta forma, que apenas estes terão privilégios de consulta dos mesmos.



O PROJECTO

Dado que a TFC e os seus princípios de implementação didáctica não são lineares e de fácil compreensão, o projecto RadIcal inclui também nas suas actividades um conjunto de acções de formação (presenciais e a distância) que terão por objectivo dotar os utilizadores do DidaktosOnLine das competências necessárias à sua adopção plena.

A constituição de comunidades de construção colaborativa de conhecimento no DidaktpsOnLine encontra-se em curso e o seu período de testes iniciar-se-á no decurso do mês de Junho.

O presente projecto deu origem a um conjunto de ferramentas fundamentadas em princípios didácticos validados em investigação empírica que fazem eco de modelos cognitivos naturais, propondo-se constituir o embrião de uma estrutura que permitirá desenvolver uma base de conhecimento que, é nosso desejo, evolua e se aperfeiçoe na interacção sócio-construtivista da comunidade dos seus utilizadores.

Um projecto financiado pelo Programa Aveiro Digital no âmbito do Programa Operacional Sociedade da Informação e o programa Portugal Digital.

Universidade de Aveiro 2005