|
Quadro de Desenvolvimento Curricular - 2ºCEB |
|
|
|
|
Quadro de Desenvolvimento Curricular - 3º CEB |
|
|
|
|
Projecto Projecto |
|
Um meta-projecto sobre projecos de projectos |
|
|
Nova Tentativa |
|
é de novo a tentar... |
|
|
Cabo Verde |
|
Projecto criado na 3ª sessão da disciplina de DMME. |
|
|
Mindelo |
|
S. Vicente é considerada a ilha mais cultural do país. Essas actividades encontram-se centradas cidade do Mindelo ou na Praia da Baía das Gatas (celebrizada pelo festival anual de música que ali é organizado desde 1984),. A ilha dispõe de outras praias com grandes potencialidades - casos da Praia Grande, da Praia de Salamansa, da piscina natural de Porto do Calhau e da Praia de S.Pedro. A ilha dispõe de outras praias com grandes potencialidades - casos da Praia Grande, da Praia de Salamansa, da piscina natural de Porto do Calhau e da Praia de S.Pedro (junto ao aeroporto), muito elogiada pelos praticantes de windsurf.
|
|
|
|
|
|
|
|
Experiência |
|
A vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv |
|
|
Família V |
|
A Família V é extremamente carenciada, com todas as consequências que a pobreza acaba por arrastar consigo. Começa por ser uma família numerosa constituída por 13 (treze) elementos: pai, mãe, filhos (10) e netos (1). Nenhum dos elementos desse agregado tem emprego fixo. O rendimento familiar advém da venda de pequenos palitos para suporte de sorvetes, que com alguma sorte pode render 300$00 (cerca de 3 Euros). A família beneficia de apoio social em forma de alojamento, alimentação, e protecção social para as crianças. A primeira habitação, herdada pela mãe, era uma habitação precária de construção antiga constituída por apenas duas divisões sem cozinha, sem casa de banho, sem instalações eléctrica e sem água canalizada. Portanto não oferecia as mínimas condições de saneamento e de uma convivência salutar. De tão velha, com as chuvas, o tecto de um dos quartos desabou provocando ferimentos graves em algumas das crianças. Por causa desta tragédia a a Câmara Municipal alugou uma ... |
|
|
Questões Ambientais na Cidade da Praia |
|
O projecto “Questões Ambientais na Cidade da Praia é uma análise comparativa da referida cidade em termos ambientais antes e depois da independência.
Tomamos como referência zonas chaves da cidade que sofreram profundas transformações ambientais após a independência de Cabo Verde.
Para a escolha dos temas foram analisadas algumas imagens recolhidas, que serviram de recurso ao nosso trabalho.
|
|
|
A Educação na Luta Contra a Pobreza |
|
No âmbito da disciplina de Desenvolvimento de Materiais Multimédia para a Educação realizámos um projecto no domínio da Luta contra Pobreza, nomeadamente na área da educação. Procuramos levar o aluno a explorar alguns aspectos de cada uma das três ilhas, que contribuam para a compreensão da realidade educativa existente. Esse será o ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias educativas de combate à pobreza. |
|
|
Áreas Sociais na Luta Contra a Pobreza |
|
Segundo dados oficiais, o fenómeno da pobreza afecta 40% da população cabo-verdiana, estimada em 450 mil pessoas segundo o último censo demográfico, realizado há seis anos. Desse total de pobres, 14% vivem abaixo da linha da pobreza, ou seja, cada pessoa com enos de um dólar por dia.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) também mostram que as mulheres, as crianças e os idosos são os pobres entre os pobres. E é por isso que, no quadro do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza, várias são as acções voltadas para esses público específico que não deixa de incluir os jovens a quem a taxa de desemprego, que ronda os 30 por cento, afecta de forma particular. |
|
|
Vida Saudável |
|
Este projecto pretende transmitir hábitos de vida saudável a adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 15 (3.º Ciclo do ensino básico).
O Duarte, a Joana e a Catarina são três adolescentes que fazem parte da mesma turma do 8.º ano. Embora sejam colegas, estes três jovens têm experiências de vida bastante diferentes. Vamos analisar as suas conversas durante o intervalo para o almoço de um dia de aulas e perceber se têm ou não uma Vida Saudável. |
|
|
Teste |
|
Teste de upload |
|
|
A Saúde do Meu Corpo |
|
Este projecto consiste na descoberta da Saúde do Meu Corpo, através de notícias, jogos, e textos informativos. Que cuidados devemos ter para manter um corpo saudável? Que doenças podemos evitar com uma alimentação saudável e com exercício físico? São algumas perguntas que vão ter uma resposta possível neste trabalho. Todos os temas desenvolvidos encontram-se relacionados com seguintes aspectos da saúde do meu corpo: higiene pessoal, educação alimentar e prevenção para a saúde. |
|
|
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
|
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL consiste no desenvolvimento suficiente para satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades. Para percorrer este caminho são necessários diferentes caminhos: o conhecimento científico, a monitorização ambiental, a educação e a divulgação de informação à população, o planeamento a longo prazo e o bom senso.
Este projecto aborda quatro diferentes dimensões (casos) que suportam o desenvolvimento sustentável: A Alimentação, A Água, Qualidade do Ar e Saúde. Destes casos estabelecem-se situações concretas (mini-casos) que, sob diversas perspectivas, contemplam este domínio.
Este projecto pretende ser um importante auxílio na abordagem a um domínio de conhecimento que, pelas variantes que encerra, é o fiel da sustentabilidade das sociedades actuais e, sobretudo, futuras. |
|
|
Codfish |
|
O "CODFISH" é um projecto desenvolvido na disicplina de DMME e, dada a sua dimensão multidisciplinar, passível de ser utilizado na área curricular não disciplinar de Formação Cívica, do terceiro ciclo do ensino básico. Com este projecto, o utilizador poderá aprender alguns aspectos relacionados com esse símbolo da gastronomia nacional que é o bacalhau. |
|
|
Os Média |
|
Desenvolvido no âmbito da disciplina de DMME, o projecto intitulado “Os Média”, poderá servir de base para a área curricular não disciplinar de Área de Projecto, do terceiro ciclo, devido às suas características multidisciplinares. Através deste projecto, o utilizador poderá não só, perceber a evolução dos Média, mas também o seu impacto e influência nas mais variadas áreas, passando pela educação, sociedade, política, família, psicologia,hábitos alimentares até à saúde. |
|
|
Internet |
|
A Internet como ferramenta de construção do conhecimento no universo da educação |
|
|
O Terrorismo |
|
Para os espanhóis é a E.T.A, para os americanos é a rede de Bin Laden, para os russos são os separatistas tchetchenos, para os turcos são os guerrilheiros curdos, para Israel são os radicais palestinianos, para outros é o Ocidente. Afinal quem são os terroristas?
Fala-se de "guerra contra o terrorismo", na verdade o que estamos realmente a combater? Se quisermos encontrar um critério é necessário começar pela definição, e esta está também longe de ser consensual.
Pretende-se com este projecto analisar de forma situada e contextualizada a complexidade que envolve o terrorismo e as suas intra e inter relações. |
|
|